Pastoral da Juventude ( JUCAF )

O que é Grupo de Jovens da Pastoral da Juventude?

A primeira idéia é sempre de um lugar com muitos jovens animados, acolhedores, que falam do evangelho, animam as missas e a comunidade através de gincanas, mutirões, festas, festivais, teatros, etc.

Isso tudo faz parte, e naturalmente, são características que deixam muitos outros jovens curiosos e desejosos em fazer parte. Mas quando se inicia esta caminhada, descobrimos que existe um "algo a mais”!

Um Grupo de Jovens de verdade é exigente, tem tarefas, formações, estudos e muita oração e ação. Na verdade, dessa forma se aprende coisas que não se fala na escola ou na família... e isso é bom!

Descobre-se então, que é também lugar de crescimento. O jovem cresce no Grupo...

Para que isso aconteça, além de amor e da opção pelos jovens, é necessário... saber como convocar, reunir e direcionar o grupo de jovens para que sempre caminhe para a frente, e não em círculos.

O que pressupõe um jeito de trabalhar em várias etapas pelas quais passam os jovens.

O ponto de partida são as necessidades sentidas no contato com a realidade.

O eixo da Pastoral da Juventude são os pequenos grupos de base. Estes grupos que criam laços, confrontam a vida com o evangelho e formam lideranças jovens para o engajamento na Igreja e na sociedade. Esta foi a metodologia usada pelo próprio Jesus Cristo.

Não deixando de trabalhar com a multidão, ele dedicou-se à formação dos discípulos, especialmente dos doze.

Venha nos conhecer e participar de nossas reuniões! Nos reunimos todos o sábados às 20 horas logo após a Santa missa.