Dia de São Francisco de Assis (04 de outubro)

História da vida de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, por volta do ano de 1182 e morreu em 1226. Sua mãe desejava homenagear  o nome do apóstolo João e seu pai queria honrar a França ( onde havia feito fortuna ); assim foi batizado 'Giovanni Francesco Bernardone'. Filho de um rico comerciante de tecidos, foi educado em latim, francês e na língua e literatura da Provença. Tinha uma vida despreocupada, jovem e mundana ; participou na guerra entre Assis e Perugia e foi mantido em cativeiro por mais de um ano, durante o qual ele sofreu uma doença grave que teria induzido a mudar completamente o seu estilo de vida. Voltou a Assis em 1205 e, a partir daí, começou a se dedicar a obras de caridade entre os leprosos e se envolver na restauração de edifícios de culto em ruínas. Teve uma visão de São Damião de Assis que mandou-o restaurar a igreja dedicada a ele.

O pai de Francisco ficou indignado com as mudanças na personalidade do jovem, deserdou-o.   Francisco, em seguida, despojou-se de suas roupas diante do bispo de Assis, que foi eleito por Francisco, o árbitro do litígio. Ele passou os próximos três anos cuidando dos pobres e leprosos nas florestas do Monte Subasio. Na capela de Santa Maria degli Angeli, em 1208, um dia durante a missa, ele recebeu um convite para sair pelo mundo e, de acordo com o texto do Evangelho de Mateus ( Mt 10, 5-14 ) .

Voltou a Assis, no mesmo ano, Francisco começou sua pregação agrupando ao seu redor doze seguidores que se tornaram os primeiros irmãos de sua ordem ( mais tarde chamado de primeira ordem) e, eleito Francisco seu superior, escolheram sua primeira casa na pequena igreja da Porciúncula. Em 1210, a ordem foi reconhecida pelo Papa Inocêncio III. Dois anos depois, também Clara de Assis tomou o hábito monástico, criando assim a segunda ordem franciscana, conhecida como as Irmãs Clarissas. Por volta do ano de 1212, depois de pregar em várias regiões da Itália, Francisco partiu para a Terra Santa. Um naufrágio obrigou-o a voltar e, outros problemas impediram de espalhar seu trabalho missionário na Espanha, onde tinha a intenção de se empenhar na conversão dos mouros que lá se encontravam.

Em 1219, Ele foi para o Egito onde ele pregou diante do Sultão mas não conseguiu convertê-lo., Em seguida, foi para a Terra Santa onde permaneceu até 1220. No seu retorno, ele encontrou divergências entre os frades e demitiu-se do direção; passou a dedicar-se no que teria sido a terceira ordem dos franciscanos, os terciários. Aposentou-se na montanha de La Verna, em setembro 1224. Após 40 dias de jejum e sofrimento enfrentado com alegria, ele recebeu os estigmas, as marcas da crucificação.

Francisco foi trazido para Assis, onde permaneceu por anos marcados pelo sofrimento físico e uma cegueira quase total. Apesar disso, sua fé que não está enfraquecida e que, através do Amor de Deus e da criação expressada no Cântico do Irmão Sol ( ou Cântico das Criaturas ), provavelmente composta em Assis, em 1225, o Sol e a natureza são elogiados como irmãos e irmãs, e está contido no episódio em que o santo pregava aos pássaros. Francisco é o santo padroeiro da Itália, foi canonizada em 1228 pelo Papa Gregório IX e muitas vezes é representado na iconografia tradicional no ato de pregar a animais ou pelas estigmas .

retirado do site "Basilica Papale di San Francesco Assisi"

Cântico das Criaturas (ou Irmão Sol)

Altíssimo, onipotente, bom Senhor,

Teus são o louvor, a glória, a honra

E toda a benção.Só a ti, Altíssimo, são devidos;

E homem algum é digno de te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor,

Com todas as tuas criaturas,

Especialmente o Senhor Irmão Sol,

Que clareia o diaE com sua luz nos alumia.

E ele é belo e radiante

Com grande esplendor:

De ti, Altíssimo é a imagem.

Pela irmã Lua e as Estrelas,

Que no céu formaste claras

E preciosas e belas.

Pelo irmão Vento,

Pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo

Pela qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor,Pela irmã Água,

Que é mui útil e humilde

E preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,Pelo irmão Fogo

Pelo qual iluminas a noite

E ele é belo e jucundo

E vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,Por nossa irmã a mãe Terra

Que nos sustenta e governa,

E produz frutos diversos

E coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor,

Pelos que perdoam por teu amor,

E suportam enfermidades e tribulações.

Bem aventurados os que sustentam a paz,

Que por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor,

Por nossa irmã a Morte corporal,

Da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morrerem em pecado mortal!

Felizes os que ela achar

Conformes á tua santíssima vontade,

Porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei a meu Senhor,

E dai-lhe graças,

E servi-o com grande humildade.